COMO AS REDES SOCIAIS AJUDARAM O RH A RECRUTAR PROFISSIONAIS DE TI

Olá caro leitor tudo bem com você?

Você sabia que o RH de muitas empresas utiliza as redes sociais para recrutar os profissionais ideais? O que pergunto a você é… Como está o seu PERFIL DIGITAL PROFISSIONAL? Antes de tudo, essa postagem também é para você que deseja ser um Empreendedor e ter o seu próprio negócio! Afinal, É mais que interessante conhecer certas técnicas na hora de recrutar um profissional para o seu negócio.

Você sabia que 83% dos empregadores mais atualizados, utilizam redes sociais para contratar funcionários?

 

Mas antes vou contar a você uma história…

Certa vez fui selecionado para participar de uma entrevista de emprego… Até ai tudo bem, estava extremamente confiante e já havia preparado uma boa apresentação com base nas principais perguntas que são realizadas em uma entrevista, a qual estava certo que impressionaria o entrevistador.

O dia tão esperado chegou. Fui até a entrevista e me apresentei com a perfeição dos meus treinos em frente ao espelho! Ao começar a ser entrevistado percebi que as perguntas estavam extremamente voltadas sobre como eu me posicionaria a respeito da utilização das redes sociais e rotina de trabalho.

Eu disse:
– Procuro evitar utilizar Redes sociais na área de trabalho, claro que as vezes olho algo no Smartphone, do contrário não estaria sendo sincero.
Ela surpreendentemente respondeu:
– De fato, analisei a sua rede social e comparei com a época em que você disse que estava trabalhando e realmente não constatei postagens em horário comercial nesse período!

Fiquei surpreso, aquilo que antes eu julgava ser mito (Análise de redes sociais) tornou-se mais que real na entrevista. Infelizmente não obtive sucesso na entrevista, porém serviu de aprendizado!

Quais redes sociais o RH mais procura?

Hoje em dia virou uma rotina nos processos seletivos a “espionagem” do perfil do candidato nas redes sociais, o foco normalmente é voltado para o Facebook e Linkedin.

Saiba que tudo em seu perfil pode contar pontos a favor ou contra o profissional. Por exemplo: O Analista de Recursos humanos percebe que o funcionário realiza diversas postagens durante o estipulado horário comercial justamente no momento em que devia estar trabalhando (Conforme mencionei acima). Isso além de anti-profissional acaba contando como pontos negativos para a sua candidatura a vaga.

São inúmeros os casos em que aquela espiadinha online acaba por eliminar o candidato!

Portanto, nunca é demais falar, tome cuidado com o uso que você faz de todas essas maravilhas tecnológicas. Enquanto você está apenas se divertindo e tentando impressionar os amigos, um recrutador pode estar de olho no seu perfil para saber se você é adequado àquela vaga com a qual você sonha há anos. Cuidar da sua reputação online é tão necessário quanto construir um excelente currículo.

Como posso otimizar meu perfil profissional no Facebook e LinkedIN?

Um perfil nas Redes sociais com informações interessantes, capaz de unir suas habilidades e um pouco de sua vida pessoal, sem exageros, ajuda bastante a fazer novos contatos no meio profissional.

Para o Facebook siga os seguintes passos

1.Exiba um bom visual

Parece óbvio, mas é realmente necessário ter uma aparência profissional na sua imagem de perfil (Evite o uso de desenhos no seu perfil). Tenha uma coleção de fotos em que está bem, em foco, e evita situações inadequadas. O nível de profissionalismo dependerá do seu trabalho, mas tenha certeza de que você seja vista como uma pessoa confiável e amigável.

2.Adeque as configurações de privacidade

Ter um perfil somente para amigos é uma coisa, outra é disponibilizar informações sobre a sua vida aos olhos de todo o público. Então, atenção nestes pontos para evitar gafes:

Crie uma lista de amigos para separar os mais chegados dos colegas de trabalho. Com isso, ficará mais fácil separar o conteúdo que não pode ser visto em ambiente profissional. É melhor que algumas coisas fiquem apenas entre os mais íntimos;

Certifique-se que a configuração padrão de sua Linha do Tempo esteja definida em “Apenas Amigos” ou outro grupo pessoal; Da mesma forma, certifique-se que os álbuns de fotos e aplicativos do Facebook estejam listados apenas para seus amigos mais próximos ou uma lista à parte.

Navegue entre as páginas e fotos que gostou e certifique-se que apenas os amigos relevantes podem ver esse conteúdo. O padrão é que as páginas sejam visíveis ao grande público e qualquer um possa ver quais você curtiu.

3.Atualize os seus dados sempre

Se você sabe que a maioria de seus seguidores são do meio empresarial, é interessante postar uma atualização sobre seus atributos profissionais de vez em quando. Tente escrever sobre coisas que sua companhia está fazendo ou assuntos relevantes a sua área.

4.Mantenha seu Perfil limpo

Sempre organize e “limpe” seu perfil, desmarcando a si mesmo de fotos indesejadas ou jogando imagens desnecessárias fora. Aprimore seu “visual online” destacando apenas as informações ideais para o que almeja.

Para o LinkedIN siga os seguintes passos

1.Preencha todo o seu perfil

Às vezes, a pessoa só coloca o nome ou ‘estudante de administração’. Isso e nada é a mesma coisa. É como se ela não estivesse no LinkedIn”.

Quanto mais completo estiver o seu perfil, melhor será a relevância da sua página no momento em que alguém estiver fazendo uma busca pelo site. Utilize palavras chaves e termos conhecidos na sua área de atuação, para que quando um outro profissional faça uma pesquisa que se alinhe com suas características, você seja encontrado mais facilmente.

2.Tenha uma foto

Um perfil com foto é 14 vezes mais visto do que um perfil sem foto. “Quando alguém faz uma busca e o seu perfil não tem foto, a pessoa geralmente nem entra. É uma questão de credibilidade, de poder personalizar aquela informação que você tem. Na hora em que você não vê a foto em uma rede social, as informações não ficam tão palpáveis” No entanto, é preciso lembrar que, diferentemente do Facebook ou Google+, o LinkedIn é uma rede profissional. Por isso, evite colocar fotos despojadas demais, a não ser que a sua área de trabalho já seja mais informal.

3.Faça novas conexões

As redes sociais são uma ótima ferramenta para melhorar o seu network. Faça uma busca no LinkedIn por pessoas que já trabalharam ou estudaram com você e comece a fazer novas conexões. Quanto mais pessoas você tiver conectadas ao seu perfil, melhor será a sua visibilidade. O site recomenda, porém, que o usuário não adicione pessoas totalmente desconhecidas. Como a sua lista de contatos pode ser acessada por outras pessoas, adicionar alguém desconhecido é correr o risco de ter em sua rede alguém que pode não ser um bom profissional.

4.Peça recomendações

Muito visto por recrutadores, o site permite que os seus contatos façam dois tipos de recomendações sobre você: em uma, as pessoas endossam as suas habilidades e competências; na outra, elas podem escrever um texto de recomendação mais completo. Nesta última, é importante que o usuário peça para que seus contatos façam observações relevantes e que ressaltem as suas qualidades, não o contrário. De qualquer maneira, ambos os tipos de recomendações só serão publicados depois da aprovação do usuário.

Analisaram meu perfil e fui aprovado para uma entrevista! Como devo me comportar?

Primeiramente parabéns, essa é a hora para você começar a estruturar o seu curriculum, apresentação, preparação para testes de RH e específicos. Para isso tenho algumas postagens que poderão ajudá-lo

Confira abaixo

Após ler essa postagem, coloque em prática! Garanto que esse conteúdo somado a essas 3 postagens que estão acima, aumentarão as suas chances de sucesso em uma entrevista.

Então é isso galera, não deixem de curtir e compartilhar a nossa página no Facebook e Blog. Afinal é sempre bom disseminar conhecimento!

Um grande abraço e até a próxima.

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