SUCATAS DA INFORMÁTICA: OS 10 MANDAMENTOS DA RECICLAGEM

Olá caro leitor, tudo bom com você?

Sabe aquela sucata que esta estocada em seu depósito? Monitores antigos e quebrados, Mouses “de bolinha”, teclados com diversos defeitos, estabilizadores queimados, etc… Como você realiza o descarte?

A preocupação ambiental em relação ao lixo eletrônico tem evoluído bastante nos últimos anos, entre governos do mundo todo, pois este tipo de resíduo acaba liberando substâncias como o chumbo, que pode atingir o lençol freático e poluir regiões inteiras.

A área de Tecnologia da Informação não era vista tradicionalmente como uma indústria poluidora. Porém, ao decorrer dos anos o avanço tecnológico acelerado encurtou o ciclo de vida dos equipamentos de informática, gerando assim um lixo tecnológico que na maioria das vezes não está tendo um destino adequado. Assim, tem-se a questão do lixo tecnológico gerado na recuperação dos equipamentos de informática e, também, a possibilidade de abrir uma nova forma de captação de recursos fundamentada na economia em termos de emissão de carbono que a reciclagem dos equipamentos gera.

A seguir ensinarei a você os 10 mandamentos para o melhor aproveitamento possível dos equipamentos eletrônicos ultrapassados!

Os 10 mandamentos de um profissional de TI com valores ambientais

1. Pesquise: Conheça o fabricante de seu produto, bem como suas preocupações ambientais e o descarte do bem de consumo mais tarde.

2. Prolongue: Cuide bem do seu equipamento eletrônico e aprenda a evitar a falsa vontade de troca por um equipamento mais atualizado sem que seja realmente necessário.

3. Doe: Você viu que o computador não supre a sua necessidade mais certo? Então repasse o produto invés de descartá-lo. Doe para alguém que vá usá-lo, além de ajudar, evita que alguém compre um novo.

4. Recicle: Procure por pontos de coleta que fazem reciclagem.

5. Substitua: Produtos que agregam várias funções, como uma multifuncional, consomem menos energia do que cada aparelho usado separadamente.

6. Informe-se: Torne-se adepto ao consumo responsável, sabendo as conseqüências que seus bens causam ao ambiente.

7. Opte pelo original: Cuidado com piratarias, os produtos não seguem políticas de preservação do ambiente.

8. Pague: Os produtos dos fabricantes que oferecem programas de preservação ambiental podem ser mais caros, vale a pena optar pela alternativa “verde”.

9. Economize energia: Opte pelo produto que consome menos energia.

10. Mobilize: Passe informações sobre lixo eletrônico para frente, pois muitos usuários de tecnologia não se dão conta do tamanho do problema.

Assista a essa breve explicação do PORQUE devemos adotar medidas verdes!

 

Certficação Green IT Citizen

Ao decorrer dos anos as empresas estão cada vez mais cientes sobre os benefícios agregados que surgem da reciclagem de ações de sustentabilidade e conscientização ambiental. Em especial empresas da área de TI, pois esta é a área responsável pela velocidade nos processos e ganhos estratégicos com as novas tecnologias envolvidas.

Nesse assunto de sustentabilidade da TI temos o projeto de TI Verde, que não prima somente pela redução do impacto ambiental causado pela utilização de produtos tecnológicos, mas sim, em transformar a TI em uma “ativista” para esta redução em todo o negócio.

Creio que setores de tecnologia podem ser pioneiros dentro das organizações ao adotar medidas que visam melhorar o ambiente corporativo como um todo, através da aplicação inteligente dos recursos tecnológicos e “práticas verdes”.

Algumas práticas importantes a serem aplicadas, são:

Redução do uso do papel;
– Diminuição dos custos de energia;
– Uso de tecnologias de colaboração;
– Melhores práticas para aquisições de equipamentos;
– Virtualização de equipamentos;
– Implementação de políticas verdes e funcionais para aquisição, utilização e descarte de periféricos

CLIQUE AQUI PARA DESCOBRIR MAIS SOBRE A CERTIFICAÇÃO GREEN IT CITIZEN

As práticas acima podem (e devem) ser aplicadas, e a área de TI está inserida em todas elas. No entanto, o mercado ainda é carente de profissionais com conhecimentos realmente práticos em sustentabilidade voltada aos negócios.

Gostou da postagem? Então comente, curta e compartilhe a nossa página no Facebook e Blog, afinal é sempre bom disseminar conhecimento!

Um grande abraço e até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *