SEQUESTRO DE INFORMAÇÕES: NÃO SEJA A VÍTIMA!

Olá caro leitor tudo bem com você?

Certa vez fui realizar um atendimento na casa de um cliente e o mesmo informou que vários arquivos pessoais do seu computador não executavam. O que até então eu suspeitava ser um erro operacional do cliente, tornou-se motivo para pesquisar ao máximo sobre os Cyber crimes existentes na Deep Web!

Você deve tá se perguntando o que seria essa tal Deep Web?

Isso e muito mais eu responderei para você – Futuro profissional de TI ao decorrer do texto, mas para isso preciso que você leia até o final e tome as sua próprias conclusões

O Obscuro mundo da Deep Web e Bit Coins

A nossa tão querida e utilizada Internet possui outro nome sabia?

Em relação a Deep Web tratamos a Internet com o termo Surface Web, onde temos diversos sites como o Baú da TI!

Acredite, se você descobrir TUDO da Surface Web (O que é muito conhecimento!), você será detentor de apenas 4% de todo o conteúdo existente nas redes mundiais. Além disso estima-se que a Deep Web seja 500 Vezes maior que a Internet.

Muito vão dizer que o conteúdo da Deep Web é utilizado apenas para o mal. A dica que darei a você é: NÃO VÁ APENAS PARA O LADO NEGRO DA FORÇA!

A Deep Web tanto hospeda materiais polêmicos e sigilosos como também realiza a hospedagem de uma vasta gama de materiais para estudos! Lembre-se o que eu digitei lá em cima… 500 Vezes maior que a Surface Web! O exército, as forças policiais, jornalistas e até mesmo cidadãos comuns com algum conhecimento de internet são exemplo de pessoas que recorrem à Deep Web para fins específicos.

Mas como nem tudo é perfeito… O anonimato contido na Deep Web permite a proliferação de bizarrices, Cyber crimes ( Esse é o nosso foco!), tráfico de drogas e encomenda de assassinos.

Você deve tá se perguntando? Mas se dentro da Deep Web tem comércio, então é mais fácil saber quem é o cliente e como entregar dinheiro para ele certo?

Errado!

A Deep Web Trabalha com uma moeda própria, o bitcoin. A moeda virtual que permite aos usuários conduzir transações no anonimato é extensamente utilizada na “internet invisível” para o comércio de produtos e serviços dos mais variados tipos.

Vírus sequestrador de informações

Eis que chegamos ao ponto principal, agora que você tem uma base teórica do que é a Deep Web, apresentarei a você a “moda” do momento quando o assunto é vírus!

Ele se chama RansonWare!

Esse malware tem como objetivo restringir o acesso ao sistema, infectando os arquivos pessoais contidos no computador e cobrando “resgate” para que o acesso possa ser reestabelecido.

Imagina que loucura seria se esse vírus infectasse um servidor de arquivos de uma empresa financeira?

Uma das mais populares variantes desse vírus é o Arhiveus-A, que compacta arquivos no computador da vítima em um pacote criptografado. Depois, informa através de um bloco de notas que os arquivos foram sequestrados e somente poderão ser recuperados com o uso de uma senha de 30 digitos receberá caso efetue o pagamento em Bitcoin (Aquilo que digitei lá em cima lembra?) em determinado site de transação financeira.

O Malware que tive a oportunidade de detectar estava cobrando uma média de 3.200,00 R$ para desbloquear os arquivos. Por dois motivos não aconselhei ao cliente seguir com o pagamento:

1. Não há garantia que o Cyber criminoso vá disponibilizar a senha.

2. Não há garantias que o mesmo não vai tentar chantagear novamente o cliente.

Os Ransomwares não permitem acesso externo ao computador infectado como os Trojans, a maioria é criada com o propósito comerciais, geralmente são detectados pelos Antivirus com uma certa facilidade pois costumam gerar arquivos criptografados grandes, embora alguns possuam opções que escolhem inteligentemente quais pastas criptografar, ou então, permitem que o atacante escolha quais as pastas de interesse.

Assista agora como funciona o ataque do Rasonware

 

Como posso evitar o ataque?

 

Na verdade é mais simples do que você imagina! Esse processo na verdade é válido para qualquer processo de prevenção.

Tudo que você  precisa é:

  • Mantenha todos os softwares no seu computador atualizados
  • Mantenha seu firewall ativado.
  • Não abra mensagens de e-mail de spam, nem clique em sites suspeitos.

Confira também essa postagem sobre segurança da Informação. Se você chegou até aqui então garanto que é do seu interesse!

Gostou da postagem? Então comente, curta e compartilhe as postagens no Facebook e Blog. Afinal é sempre bom disseminar conhecimento!

Um grande abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *