NO-BREAKS, ESTABILIZADORES E FILTROS DE LINHA: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?

Olá caro leitor, tudo bom com você?

Atualmente vivemos em um País que apesar da crescente produção de energia, infelizmente carece de qualidade, ocasionando instabilidades constantes em nossa rede elétrica. Esse fato prejudica diretamente vários tipos de aparelhos presentes em nossa residência! Sendo assim, a solução mais viável é adquirir equipamentos que tornam mais confiáveis a utilização da energia!

Você já ouviu falar em estabilizadores, filtros de linhas e NO-Breaks?

Embora ambos os equipamentos possuam funções de proteção do aparelho, é necessário entender a diferença entre eles, para tomar a melhor decisão no momento de escolha de equipamentos de proteção!

Então vamos lá? Você aprenderá ao nosso estilo a melhor maneira de distinguir esses equipamentos que facilitam tanto o nosso dia-a-dia!

Estabilizador

Os estabilizadores geralmente são compostos por um fusível de proteção, uma chave seletora da tensão da rede, tomadas de saída para ligar os aparelhos, uma chave para ligar e desligar e uma proteção para linha telefônica em alguns modelos. Espera-se que os estabilizadores sejam capazes de nivelar a tensão elétrica, a voltagem da rede, e, assim, os picos de energia não afetarão diretamente os aparelhos. No momento em que há um aumento da tensão na rede, os estabilizadores devem agir e regular a voltagem sobre cada aparelho, evitando, dessa forma, que estes sejam queimados. Já quando a rede sofre uma queda na sua tensão, o estabilizador aumenta a tensão, impedindo que os aparelhos desliguem.

No-Break

O no-break é um aparelho que filtra a energia elétrica que chega aos equipamentos, fornecendo energia de qualidade e impedindo interrupções não programadas no fornecimento de eletricidade, como ocorre em caso de blecautes. Uma tradução literal do inglês para nobreak seria “sem pausa”, fazendo referência justamente a ininterrupção de energia proporcionada por estes equipamentos.

Podemos contar 2 fatores diferenciais do No-Break, o primeiro é o Backup de energia e o segundo é a proteção de energia, respectivamente o primeiro tem como função reservar energia em caso de necessidades. Ele proporciona um tempo de autonomia para que tarefas sejam concluídas ou que ações sejam tomadas caso o tempo de interrupção de energia elétrica da concessionária seja maior do que o período suportado pela bateria do no-break. Já o segundo tem como função “limpar” a energia fornecida pelas concessionárias, para que a eletricidade que alimenta os equipamentos seja de qualidade, evitando perda de dados e danos a qualquer equipamento que esteja ligado a ele.

Filtro de linha

O filtro de linha elimina ou minimiza os ‘ruídos’ da rede elétrica, que normalmente ocorrem por causa de transientes. Esses ruídos podem ser gerados por outros equipamentos conectados a rede, como motores, fontes chaveadas e aparelhos de solda ou ainda por descargas atmosféricas Eles interferem no funcionamento normal do computador, levando muitas vezes à perda de dados, enquanto os surtos de tensão podem queimar partes sensíveis do PC.

Além de remover ruídos e picos de tensão, os filtros de linha têm outras finalidades básicas. Por exemplo, ele expande o número de tomadas disponíveis perto do PC ou de equipamentos de áudio/vídeo e protege contra curto-circuito e sobrecarga de tensão. Isso é possível porque a maioria dos filtros de linha possui um disjuntor (ou fusível) responsável por desligar a alimentação elétrica, caso a corrente total exigida pelo equipamento seja maior do que a corrente rotulada.

Agora que você já conhece um pouco sobre esses itens, ficará bem mais fácil escolher um produto com qualidade e objetividade para você ou seu cliente né?

Então é isso caro leitor, não deixe de comentar, curtir e compartilhar as nossas postagens do Facebook e Blog, afinal é sempre bom disseminar conhecimento!

Um grande abraço e até a próxima.

2 pensamentos em “NO-BREAKS, ESTABILIZADORES E FILTROS DE LINHA: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *