3 DICAS MATADORAS PARA VOCÊ PERDER O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO!

Olá caro leitor tudo bem com você?

Você já teve aquela sensação de ansiedade, boca seca ou até mesmo tontura quando vai apresentar algo em público?

Pois bem… Hoje ensinarei você – Futuro profissional de TI – à falar em público com menos insegurança!

Eu sou o tipo de pessoa que não gosta de falar em público, mas depois que passei a adotar essas técnicas, ganhei desenvoltura e facilidade em comunicar-me em massa!

Lembra aquele perfil antiquado que todo profissional da área de Tecnologia da Informação tinha? Introspectivo, antissocial, “Só conversa com o computador”?

Essa época não existe mais!

O atual profissional de TI tem como uma das suas características profissionais, a facilidade em comunicar-se com as pessoas, o entendimento mais claro dos problemas e a capacidade lógica de procurar sempre uma solução para os clientes! Por isso vou mostrar a você alguma das técnicas mais utilizadas para eliminar esse tipo de ansiedade!

Use as mãos para comunicar-se melhor!

Manter as mãos no bolso ou para trás são sinais de pouca confiança que podem tornar sua apresentação chata.

Quando você não usa as mãos, você parece sério e assustado e não confiante. Movimentar as mãos sem medo de demonstrar emoções é uma forma de indicar quem está no controle. Se você não se sente à vontade em mexer demais as mãos, deixe-as em posição neutra na lateral do corpo, sem escondê-las.

Movimente-se

Mover-se no palco é uma técnica importante de apresentações!

É mais interessante para o público e envia a mensagem subliminar que você é tão interessante que os olhos de todos vão te seguir, afirma. Enquanto se movimenta – de forma sutil e sem pressa -, mantenha contato visual com as pessoas. “Olhe para todos e não só para o foco da sua apresentação, que pode ser um investidor, por exemplo. Isso ajuda a diminuir o nervosismo”.

Aproveite o potencial da sua voz

A voz é a técnica mais poderosa para apresentações.

Mesmo que você não mexa as mãos, não se mova nem mantenha contato visual, a voz pode ser responsável por manter o público interessado. “Clareza é importante. Não dê trabalho para a plateia embolando as palavras ou falando muito baixo. Varie o tom e faça pausas para respirar também”, ensina.

Eu aconselho que você leia esse livro: O Corpo Fala / Autor: Pierre Weill.

Ele fala sobre a Linguagem silenciosa da comunicação não verbal para o homem e a mulher, o jovem e o maduro, o casado e o solteiro. O profissional de qualquer área, para todo o ser humano.

Após essa leitura você perceberá que grande parte da sua atitude em uma apresentação pública, é resultado da sua postura diante dos mesmos!

Então é isso caro leitor,  gostaram da postagem? Então não deixem de curtir e compartilhar a nossa página do Facebook e Blog!

Um grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *