CONFIRA AS PRINCIPAIS DICAS PARA QUEM ESTÁ INICIANDO NO MUNDO DO LINUX!

Olá caro leitor, tudo bem com você?

Entendo que muitos aqui utilizam  o sistema operacional da Microsoft… Mas você já experimentou o sistema operacional do Linux?

Caso você tenha apenas ouvido falar, vamos aprofundar o conhecimento um pouco aqui!

O que é o LINUX?

O Linux, da mesma forma que o Windows (Microsoft) e o Mac OS (Apple), é um sistema operacional baseado em Unix criado para desktop, mas que também é usado em servidores, smartphones, tablets e outros tipos de dispositivos, incluindo caixas bancários.  Ao contrário de seus concorrentes mais famosos, o Linux não foi desenvolvido para fins comerciais e seu software e desenvolvimento são feitos em código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode criar e distribuir aplicativos para ele.

A parte básica do Linux é composta de um kernel, software criado para fazer a comunicação de outros programas e traduzi-los em comandos para a unidade de processamento e outros componentes eletrônicos. Para funcionar, porém, também é necessário aplicativos e bibliotecas específicas para eles.

Isto significa que um usuário de Linux pode escolher entre diversos aplicativos para executar a mesma função, sejam eles editores de texto, interfaces gráficas ou mesmo prompts de comando.

Porque utilizar o Linux?

 

Um dos motivos para aderir o sistema operacional do pinguim é o fato dele adaptar-se ao usuário. O Linux possui mais de 500 versões diferentes. Entre as mais conhecidas podemos citar:

Ubuntu: Um pouco mais de um ano, o Ubuntu se tornou uma das distribuições Linux mais populares. Ele é baseado no Debian Sid (a eterna versão “instável”), incorporando melhorias e correções, de forma a proporcionar um sistema bastante estável e fácil de usar.

Red Hat: Desde o início, a Red Hat é uma das principais distribuições e que influenciou um grande número de outros sabores do Linux. Criadora do RPM, o gerenciador de pacotes mais usado atualmente no Linux, a Red Hat atualmente têm uma distribuição mais voltada para o mercado de servidores.

Debian: O Debian GNU/Linux é uma distribuição que segue toda filosofia do projeto GNU, oficialmente contendo apenas pacotes com programas de código-fonte livre, feito por voluntários espalhados pelo mundo, e sem fins lucrativos. Apesar de atualmente ser usado com o kernel Linux, ele se intitula como um sistema operacional que pode usar outros kernels como o Hurd.

SuSE: A SuSE, que hoje pertence à Novell, é uma das maiores influências do Linux no mundo, junto com a Red Hat. No início, a SuSE baseava sua distribuição no Slackware, mas logo depois tomou rumo diferente, começando a implementar os pacotes com o RPM, e fazendo mudanças na forma de organização do sistema.

Kurumin: Uma distribuição baseada em Debian que roda diretamente a partir do CD (Live CD), o Kurumin é ideal para quem deseja testar uma distribuição Linux. Caso goste, pode ser instalada diretamente no disco rígido. Suporta boa quantidade de hardwares disponíveis. A versão instalada possui suporte a maioria dos winmodens mais encontrados no Brasil.

Mandriva: Fusão do Mandrake com a brasileira Conectiva, a companhia mudou seu nome para Mandriva e lançou esta distribuição primordialmente para desktops. Tem uma ótima suíte de administração do sistema (DrakConf), excelente implementação da edição para 64-bits e extenso suporte à internacionalização. Adotou o modelo de desenvolvimento aberto muito antes de outras distribuições populares, com intensivos testes nas fases beta e freqüentes lançamentos estáveis. Ultimamente, tem desenvolvido diversos Live CDs instaláveis e lançou o Mandriva Flash – um sistema Mandriva Linux completo em um dispositivo Flash USB bootável.

Entre as vantagens, podemos descrever a segurança do sistema, gratuidade do software e estabilidade, o que de fato é um diferencial em comparação com outros Sistemas operacionais.

Agora que você já tem uma breve noção a respeito desse ótimo sistema operacional darei algumas dicas para quem está começando a utilizar esse sistema…

Escolha uma distribuição fácil

 

O Linux permite muitas escolhas e isso é uma legítima “faca de dois gumes”, sempre digo que ter opções só é bom se você sabe ou quer, caso contrário as opções acabam lhe confundindo.

Dizer “o que é fácil e o que é difícil” é uma tarefa impossível, afinal, isso é muito relativo ao seu conhecimento prévio, por isso partindo do pré-suposto que você nunca usou Linux antes ou que você tinha muito pouco contato com o computador o mais interessante é pegar uma distribuição popular e familiar.

Fica muito fácil recomendar dois sistemas, o Ubuntu e o Linux Mint.

 

O Linux não é Windows

 

Um dos maiores problemas de novatos é o costume antigo de usar certas aplicações do Windows e fazer as coisas de uma determinada maneira. Grave bem as minhas palavras, não tente transformar o Linux no Windows!

O Linux possui um ampla gama de softwares capaz de fazer tudo isso que estes programas fazem, o que podem mudar são os nomes mas a funcionalidade é parecida e hoje em dia boa parte dos programas possui versão para Windows e Linux então não tem a necessidade disso.

Não desista no primeiro problema com Linux

 

É muito normal que você estranhe um sistema que nunca utilizou, então tenha muita calma com o sistema, pois você está em fase de adaptação.

Quando você resolve um problema no seu sistema, além de você aprender algo novo você também superará os seus limites e poderá seguir firme e forte no Linux, se por um acaso o problema voltar a acontecer um dia você saberá como resolver e você também saberá como ajudar alguém que teve o mesmo problema.

Busque conhecimento através de fóruns e grupos específicos

Não se conforme em buscar conhecimento de apenas uma fonte, isso vale para a vida! Mergulhe no processo de aprendizado, descubra um pouco de cada procedimento relacionado ao seu foco, promova discussões com as pessoas que entendem bem do assunto, isso de fato aumentará o seu conhecimento e o tornará um profissional com propriedades sobre Linux!

Então é isso caro leitor, não deixe de comentar, curtir e compartilhar a nossa postagem no Facebook e Blog! Ficou com algum dúvida? Envie um e-mail para murilomuinhos@baudati.com.br que eu responderei o mais rápido possível ok?

Um grande abraço e até a próxima!

2 pensamentos em “CONFIRA AS PRINCIPAIS DICAS PARA QUEM ESTÁ INICIANDO NO MUNDO DO LINUX!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *