EMPREENDER EM MEIO À CRISE É POSSÍVEL?

Olá caro leitor, tudo bem com você?

Hoje falarei sobre um assunto um tanto quanto polêmico…

A atual situação econômica no Brasil!


Antecipadamente deixo bem claro que não manifesto opinião política,
ao invés disso gostaria muito que você – Futuro profissional de Manutenção de PC´s – avalie os déficits e oportunidades que estão presentes no mundo do empreendimento atual!

Então vamos conhecer a nossa situação antes de aprender a empreender em meio à crise?

PORQUE ESTAMOS EM CRISE?

Os motivos que levaram a atual situação econômica do Brasil são muitos, mas alguns deles merecem um destaque especial. O primeiro deles é a falta de investimentos em infraestrutura, que tem levado o país a perder competitividade tanto no ambiente interno quanto externo. A explicação para esse caos está na questão estratégica. O segundo grande motivo de termos chegado no ponto em que chegamos foi a  ausência de planejamento estratégico de longo prazo para nossa economia. O governo vem trabalhando com uma estratégia de reação aos fatos, uma verdadeira operação tapa buraco, onde medidas emergenciais são adotadas para tratarem problemas de forma reativa.

Mas tenha calma caro leitor, para tudo dar-se um jeito!

Antes de tudo, é preciso entender que a recessão é uma época em que as pessoas querem se defender de algo. “Toda vez que a gente entra em uma crise, as pessoas se posicionam contra determinadas ameaças. Mas, todas as vezes que elas existem, há também oportunidades de negócio”, diz Luiz Arnaldo Biagio, professor da Business School São Paulo (BSP).

Portanto caro leitor, essa é a hora certa para você aventurar-se e empreender no ramo de manutenção de PC´s. Por mais estranho que pareça, a alta do dólar tornou-se vantajosa para o profissional. pois a procura por produtos novos diminuiu bastante, valendo mais a pena consertar aquele notebook que estava com algum defeito!

Então já que sabemos que a crise de certa forma pode ser vantajosa. Então vamos aproveitá-la? Leia mais abaixo algumas dicas que farão você mudar a sua percepção sobre o que é estar em crise!

Avalie o mercado

Diante da crise, é necessário a avaliação do mercado que você almeja participar. Por isso procure conhecer a situação econômica do seu concorrente, descubra o porque ele está se mantendo estável ou instável, tudo isso será bastante útil para o desenho da sua empresa!

Seja inovador

Você realizou a pesquisa de mercado e viu como os seus concorrentes estão certo? Então agora é hora de agir, analise o que está faltando nas demais empresas e comece a incrementar no seu negócio, MAS CUIDADO! Coloque em sua empresa apenas recursos e habilidades que você considera capaz de realizar, senão “o tiro sairá pela culatra!”.

Determinação

“O Empreendedor é aquela pessoa que se joga da ponte e constrói o paraquedas no caminho!”

Por isso, você já deve ter em mente que muitos dirão que a sua ideia não vai dar certo, afinal a crise está acontecendo né? ninguém é doido de empreender na crise!

Esse é a melhor hora para surpreender as pessoas, mantenha-se focado no seu objetivo! Você já ouviu falar do efeito composto?

O Efeito Composto é o princípio de tirar recompensas enormes de uma série de escolhas pequenas e inteligentes. Seja capaz de trabalhar de forma consistente e assim você verá que os seus resultados virão inevitavelmente!

Foque em atender bem

“Se você não cuidar dos seus clientes, alguém o fará para você.”

Por isso, procure entender a cabeça do seu cliente, saiba que ele não procura apenas o produto, e sim um conjunto entre bom atendimento e produtos de qualidade. Faça com que o seu cliente sinta-se parte do seu negócio, pois sem ele desde o servente até o chefe de sua empresa seriam demitidos!

Capacite-se

O seu serviço possui qualidade o suficiente?

Essa pergunta pode parecer simples, mas você adquiriria o próprio serviço? Hoje em dia o mercado de manutenção de PC´s carece de profissionais capacitados. Por isso, procure diferenciar-se, seja aquele profissional que os outros olham e perguntam-se “Como eu posso chegar ao ponto que ele chegou?”.

Para isso procure uma faculdade, cursos técnicos , certificações ou aprendizado autônomo! O que importa é que você não permaneça estagnado! Afinal uma vez Albert Einstein disse:

“Uma mente que se abre a novas ideias, jamais retornam ao seu tamanho original!”

Oliver Wendell Holmes.

Assista abaixo uma pequena matéria do Consultor Darcy Lucca do SEBRAE de Ribeirão Preto

Gostou da postagem? comente ou envie um email para murilomuinhos@baudati.com.br e responderei o quanto antes ok? Curta e compartilhe a nossa página no Facebook e Blog, Afinal é sempre bom disseminar conhecimento!

Um grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *