CERTIFICADOS NA ÁREA DE TI: SEJA UM PROFISSIONAL VALORIZADO!

Olá caro leitor, tudo bem com você?

Essa postagem eu dedico especialmente para aqueles que tem muita sede de conhecimento… Se você é um deles então aconselho que não pare por aqui!

Você sabia que um profissional certificado é diferenciado dos demais?

Não se assuste, é normal que a maioria dos iniciantes na área de TI não tenham conhecimento sobre as certificações, porém estou aqui justamente para ajudá-los a respeito do primeiro passo a ser dado!

Para começar eu pergunto a você…

O que é uma certificação?

Empresas como Oracle, Microsoft, Novell, Cisco, Red Hat, SAP, SUN, entre outras possuem certificações profissionais bastante requisitadas no mercado. Essas companhias credenciam centros educacionais de faculdades ou de escolas especializadas em TI para que ministrem cursos sobre suas plataformas.

Depois de capacitados, os estudantes passam por uma prova online aplicada por uma instituição reconhecida internacionalmente.

Caso o indivíduo obtenha êxito na prova, será certificado pela empresa como um profissional que possui domínio sobre tal técnica. Pode parecer algo um tanto quanto simples, “ganhar um pedaço de papel certificando que você conhece bem algo” mas o que você deve saber é: Hoje em dia as empresas de Tecnologia da Informação gostam muito do perfil de profissional interessado no ramo que tem propriedade sobre a sua função e que constantemente procura mais conhecimento!

Os primeiros passos

Podemos optar por diversas formas de estudos:

  1. Cursos presenciais e online.
  2. Livros.
  3. Apostilas e ebooks.
  4. Blogs e páginas de grupos de estudo.
  5. Fóruns de discussão e comunidades do Facebook…

Porém devemos nos focar exatamente nos métodos que nos concentramos melhor. Eu por exemplo sou o tipo de pessoa que tem muita preferência por cursos presenciais e Livros (“Eu sei… um tanto antiquado”), porém há pessoas que preferem vídeo aulas e fóruns de discussões!

O importante é adquirir o conhecimento da sua forma, mas de forma focada! Evite o famoso “decoreba”, você poderá até passar na prova mas duvido que se torne um profissional de sucesso apenas decorando! Afinal, se você fosse o Dono da empresa você não gostaria de um profissional com esse perfil certo?

Escolheu o método de estudo? agora  vamos ao próximo passo… Planejamento de horário!

Muitíssimo importante caro leitor,

Quero lembrar a você que as certificações não são baratas e fáceis de passar! Por isso a minha dica é, empenhe-se para absorver o conteúdo ao máximo. Mas para isso é necessário que você saiba administrar o seu tempo, escolha o melhor horário para você e esqueça de tudo que estar ao seu redor. Nesse momento você é apenas “O estudante de certificação”  para isso temos esse pequeno fluxograma, com certeza ele ajudará muito os seus estudos:

Planejamento-410x1024

Agora que você – Futuro profissional de sucesso – escolheu a melhor maneira de estudar e os melhores horários, é hora de escolher o que você vai estudar!

abaixo listarei algumas das certificações mais reconhecidas pelo mercado! Importante ressaltar que estou voltando esse conteúdo para você que está interessado em INICIAR a carreira no ramo. Sem mais delongas vamos lá…

ITIL – V3 FOUNDATION

ITIL® (Information Technology Infrastructure Library) é o framework para gerenciamento de serviços de TI (ITSM) mais adotado mundialmente. A utilização das melhores práticas contidas na ITIL V3 (versão atual) ajuda as organizações a atingirem seus objetivos de negócio utilizando apropriadamente os serviços TI.

A ITIL® foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo governo britânico, primeiramente como CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency) e futuramente pela OGC (Office of Government Commerce), a partir da necessidade do governo de ter seus processos organizados na área de TI. O resultado foi a junção dos melhores processos e práticas para ancorar a gestão dos serviços de TI.

Quer mais informações? Assista ao vídeo abaixo, entenda um pouco sobre esse Framework tão importante para a padronização de uma empresa!

 

CCNA – ROUTING AND SWITCHTING

O Cisco Certified Network Associated ou CCNA ® é uma prova de certificação do fabricante Cisco, o qual tem como objetivo validar a capacidade do candidato para instalar, configurar, operar e solucionar problemas em redes de tamanho médio compostas por Roteadores e Switchers, incluindo a implementação e verificação de conexões para sites ou unidades remotas conectadas via uma rede WAN.

O currículo atual do CCNA inclui diversos protocolos, tecnologias e configuraçãoes em roteadores e switchers Cisco, tais como IP versões 4 e 6, Enhanced Interior Gateway Routing Protocol (EIGRP), Serial Line Interface Protocol, Frame Relay, Routing Information Protocol versão 2 (RIP v2), VLANs, Ethernet, Listas de controle de acesso (ACLs), VTP, Spanning-tree, Rapid spanning-tree, dentre outros, sendo esse um diferencial dessa certificação: “ensinar não somente assuntos proprietários da Cisco, mas tecnologias que se aplicam a quaisquer fabricantes, como 3Com, Dlink, Juniper, Huawei, e outros“. Porém vale citar que toda parte prática é baseada no Cisco IOS e sua CLI (Command Line Interface).

Atualmente o CCNA pode ser obtido de duas maneiras:

  1. Através da prova 640-802
  2. Realizando os exames ICND-1 (640-822) e ICND-2 (640-816 ).

A prova 640-822 ou ICND1 é conhecida atualmente como CCENT ou Cisco Certified Entry Level, ou seja, uma certificação de entrada ou “Entry Level” que serve como ponto de partida para certificar-se CCNA, porém não é obrigatória para que você obtenha o CCNA, pois você pode fazer direto a prova 640-802 e obter a certificação.

Quer mais informações? Assista ao vídeo abaixo, entenda um pouco sobre essa ordem de certificações que são tão importantes para a infraestrutura da empresa!

LPI-1 e LPI-2

sistema operacional Linux é um dos mais utilizados no mercado mundial de servidores. Famoso por sua flexibilidade, baixo custo, estabilidade e segurança, o Linux está entre os sistemas operacionais que mais crescem no mercado de TI. No entanto, ainda é grande a dificuldade das empresas para encontrar profissionais qualificados e certificados para trabalhar na administração de servidores Linux.

O Linux Professional Institute – LPI – é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá e constituída em 1999 pela comunidade Linux, e, desde então, desenvolve de forma acessível um programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissinais de TI.

A principal vantagem de uma certificação LPI sobre outras certificações Linux é a neutralidade de distribuição, pois as provas do LPI são baseadas no Linux Standard Base, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões e distribuições do sistema operacional. A certificação LPI é, portanto, independente da distribuição.

Ao longo dos anos a programa de certificação LPI conquistou uma boa aceitação no mercado, uma prova disso é que, segundo o site Cericities.com, a certificação LPI já foi eleita como sendo uma das top 10 entre os profissionais da área de TI.

MCSA: WINDOWS SERVER 2012

No centro da visão da Plataforma de Nuvem Microsoft, o Windows Server 2012 R2 traz a experiência da Microsoft na entrega de serviços de nuvem em escala global para sua infraestrutura, com novos recursos e melhorias nas áreas de virtualização, gerenciamento, armazenamento, rede, infraestrutura de área de trabalho …

A certificação MSCA: Windows Server 2012 o qualificará para um cargo como administrador de sistemas de computador ou de rede ou especialista em redes de computadores, e é o primeiro passo em seu caminho para se tornar um Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE)

Atualmente a certificação é dividida em 3 modalidades:

1. Installing and Configuring Windows Server 2012
2. Administering Windows Server 2012
3. Configuring Advanced Windows Server 2012 Services

Cada certificação custa em média 100 dólares, mas não veja do ponto de vista do preço e sim o valor de  tal investimento! Com certeza você se destacará após a certificação.

MTA

Microsoft Technology Associate (MTA) é uma certificação introdutória da Microsoft para pessoas que buscam uma carreira em tecnologia. A certificação MTA abrange um amplo espectro de conceitos técnicos fundamentais, avalia e valida seu conhecimento técnico padrão e aprimora sua credibilidade técnica. Observação Os exames MTA não o qualificam para a certificação MCP e também não são pré-requisito para as certificações MCSA ou MCSD

Vale ressaltar que o MTA está dividido em 3 funcionalidades:

1.Infraestrutura.
2.Banco de dados.
3. Desenvolvimento.

Veja a lista completa dos cursos presentes na Microsoft Technology Associated

QUER UMA DICA?

A página que vou disponibilizar abaixo é uma breve explicação do procedimento a ser feito para realizar cursos gratuitos pela escola virtual da Microsoft!

CONFIRA A POSTAGEM: Realize treinamentos GRATUITOS com o MVA(Microsoft Virtual Academy)

Então é isso, espero que você tenha gostado do conteúdo dessa postagem! Curta e compartilhe o nosso Facebook e Blog, afinal é sempre bom disseminar conhecimento certo?

Um grande abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *