PRIMEIRO EMPREGO: Conheça 5 testes de seleção e destaque-se nas entrevistas!

Olá caro leitor, tudo bem com você?

Você já fez algum entrevista de emprego?

Pois bem, hoje falarei sobre um assunto que ajudará você – Futuro Profissional de Manutenção de PC´s –  a ter uma entrevista produtiva e possivelmente destacar-se na primeira fase de uma seleção de novos funcionários. Quantas vezes você já deve ter se perguntado qual a finalidade de certos testes aplicados pela equipe de Recursos Humanos?

A maioria reconhece que o teste tem finalidades comportamentais, porém será que os testes realmente são que você pensa?

Mostrarei a você, alguns testes que são muito utilizados hoje em dia. Lembre-se, não é certo que o teste apareça em todas as seleções, mas caso apareça… Melhor estar preparado certo?

Mas antes… Que tal dar uma conferida nessa postagem sobre:

5 dicas que farão seu curriculum ficar mais atrativo! (Clique no titulo para acessar o conteúdo exclusivo).

Teste Palográfico

O psicólogo nunca deve dizer que se trata de um teste de personalidade. Deve ser informado aos candidatos que este é apenas um “teste de resistência”. 
É fornecida ao entrevistado uma folha sem divisão de linhas, com margens. Há 3 palos na primeira linha e 1 palo na segunda linha já impressos, com altura de 7 mm, que devem ser imitados no decorrer do teste.

Nessa folha, o candidato deverá riscar com um lápis tantos traços verticais quanto puder e o mais perfeitos possível, no tempo de 5 (cinco) minutos.

A cada minuto será dado o comando “sinal” pelo psicólogo, no qual o candidato deverá riscar um traço na horizontal, continuando a fazer traços na vertical.

Há um treino inicial de 2 minutos e 30 segundos, dividido em 5 tempos de 30 segundos cada, e após um intervalo de 2 a 3 minutos é realizado o teste.

 Na análise quantitativa são considerados:

Produtividade – Ritmo – Gráfico do Rendimento

Teste de AC(Atenção Concentrada)


O teste AC Vetor é um dos mais utilizados testes de atenção concentrada. Sua utilização ocorre nas mais diversas situações, como psicodiagnósticos, seleção de pessoal, obtenção de CNH, etc. A atenção concentrada pode ser definida como a capacidade de selecionar uma fonte de informação(estímulo do meio ambiente ou do mundo interior) dentre todas as que estão disponíveis em um determinado momento e conseguir dirigir sua atenção (manter o foco) para este estímulo ou tarefa a ser realizada no decorrer do tempo.

Portanto, em qualquer tarefa que precise ser realizada ou atividade em que esteja envolvido, é necessário que o indivíduo focalize sua atenção concentrada por um maior intervalo de tempo, a fim de facilitar o processo de aprendizagem, promovendo o bom aproveitamento e a qualidade de seu trabalho.Dessa forma, é possível compreender a importância da avaliação da atenção, que é amplamente observada atualmente tanto na área clínica, quanto de seleção de pessoal.

Esta aptidão se mostra importante e precisa ser examinada principalmente nos condutores de veículos automotivos de todo tipo, e também para diversas outras atividades, pois é possível afirmar que a atenção está muito relacionada com a qualidade com que as pessoas executam as tarefas que se propõem a realizar no seu dia-a-dia.Em concursos, o teste de atenção concentrada (qualquer que seja) geralmente é o primeiro a ser aplicado,aproveitando a elevada tensão do momento, e assim aumentando o número de candidatos reprovadas nesse teste. A justificativa alegada pelos psicólogos é de que assim poderia ser verificado quem consegue manter a calma em situações de alto estresse.

A linha que aparece na parte da frente da folha de aplicação é um exemplo que se destina ao treino do examinando.

O verso da folha contém a prova propriamente dita que consiste em 21 linhas, cada qual com 21 símbolos.Em cada linha horizontal devem ser cancelados sempre 7 símbolos (um terço do total da linha). No alto da folha se encontra o retângulo com os três estímulos a serem cancelados para que o examinando não necessite decorar os estímulos e nem mesmo perder tempo virando a folha para confirmar os modelos a serem marcados.

Encontra-se também no canto superior direito um espaço para que sejam anotadas as variáveis importantes do teste, a saber: os acertos, os erros, as omissões, o total de pontos e o percentil.

Após a elaboração final do instrumento, foi realizada uma pesquisa com a finalidade de se estimar o tempo mais adequado de aplicação. O teste foi então aplicado em 200 pessoas de diferentes níveis de escolaridade com tempo livre, permitindo que todos chegassem ao final do teste. A partir dos resultados encontrados foi obtido o tempo médio de 6’57” (seis minutos e cinqüenta e sete segundos), fixando-se posteriormente o tempo de aplicação em 5 minutos.

Testes de Conhecimentos Específicos

Esses testes dificilmente são aplicados na primeira fase de um recrutamento de funcionários novos, porém deve-se estar com o conteúdo “na ponta da língua” a qualquer momento. Afinal não existem recrutamentos que sigam sempre um único padrão!

Se você está se candidatando ao cargo, entende-se que você tem o conhecimento necessário para realizar todas as atividades que serão propostas… Então, É INACEITÁVEL que você tenha um desempenho abaixo do padrão por falta de conhecimento! Lembre-se “Não faça feio” pois normalmente as empresas mantém contato e você não quer ficar mal falado certo?

Teste de avaliação tipológica – QUATI

O teste de personalidade Quati irá lhe ajudar a definir seu estilo cognitivo, suas preferências e a visualizar com bastante clareza sobre como você prefere agir, ou seja, irá delinear alguns de seus comportamentos usuais.

A análise mais precisa de um teste psicológico, entre eles os testes de personalidade, se dá através do levantamento também de outros dados em sessão. Você até pode ler e compreender sozinho seus resultados, mas o mais indicado é que o psicólogo lhe oriente neste momento, se você e seu psicólogo trabalham o entendimento dos aspectos apontados, aumentam em muito as chances de você realmente utilizar estes conhecimentos em sua busca pelo desenvolvimento pessoal
.
O resultado do teste de personalidade Quati promove o autoconhecimento nos seguintes temas: qual costuma ser o foco da sua atenção; de que maneira você prefere receber informações; e em que você se baseia para tomar decisões.

Foco e Atenção: ele pode ser  interno, evidenciado em suas representações mentais, ideias e sentimentos ou pode ser voltado para o mundo externo, voltado para os fatos.

 Quando o foco da atenção encontra-se voltado para o mundo interno, o seu perfil será identificado nos resultados do teste Quati como Introvertido. São pessoas que tendem a se dedicar profundamente sobre algum assunto, podendo se tornar especialistas com alguma facilidade, em suas profissões.

 Já o perfil Extrovertido demonstra ter o foco de sua atenção em situações e fatos com que se relaciona diretamente. A pessoa com perfil extrovertido apresenta, ainda, a capacidade de experimentar o mundo antes de entendê-lo, podendo adaptar-se naturalmente em ambientes com muita estimulação.

Em relação à maneira pela qual a pessoa recebe informações, temos dois outros aspectos importantes, a Sensação e a Intuição.

As pessoas definidas com predominância em Sensação vivem o presente intensamente, são práticas e realistas, sem investir tanta energia em imaginar mudanças. São com facilidade pessoas estáveis, conservadoras, tendem a observar e a criar uma ideia bastante concreta sobre a vida, compilando suas conclusões.
Já quem se encontra mais voltado à Intuição, tenta captar a ideia geral que norteia uma situação. São pessoas que percebem o todo, são imaginativas, e tem muita facilidade em criar e inovar. Voltam-se mais para todas as possibilidades futuras sem se deterem tanto às características concretas presentes.

 A tomada de decisões pode ser baseada em regras ou em preferências pessoais.

As pessoas que tomam suas decisões com base no que consideram justo, detém-se a padrões lógicos e coerentes. No teste de personalidade Quati, são geralmente classificadas com força para a característica do Pensamento.
Quando a pessoa decide suas ações em função de suas preferências pessoais, mais do que pela justiça ou lógica, provavelmente terá apontado em seu resultado força para a característica Sentimento. Estas são pessoas que preferem dizer a verdade aos outros indiretamente, tendo ainda bastante facilidade para viverem situações informais.

As suas respostas no teste de personalidade Quati devem ser apontadas em função do que você faria e não do que gostaria de fazer em cada situação solicitada, por exemplo, preparando uma viagem, relacionando-se no trabalho ou em sua vida pessoal.

Ao participar da realização do teste, você não deve se preocupar com quais respostas seriam as certas, todas as respostas no teste são certas e emitem uma noção interessante, curiosa e geralmente agradável sobre o seu perfil.

Teste de raciocínio lógico

.

Quando precisamos solucionar problemas ou nos envolvemos em discussões ou argumentações, o melhor é não se deixar levar pelo caminho mais fácil e sim procurar obter uma compreensão a respeito da situação analisando uma a uma, cuidadosamente, as premissas relacionadas, de modo a tirarmos conclusões de maneira mais exata e precisa possível.

Não utilizar o raciocínio lógico muitas vezes pode nos levar a conclusões incorretas e a recorrer a falácias na argumentação, já que, de modo prático, nos deixaremos influenciar pelo conteúdo das premissas e por nossas crenças. Lógica, portanto, parte de uma dedução formal tal que, postas duas proposições, chamadas premissas, delas, por inferência, se tira uma terceira, chamada conclusão. Argumentar de forma lógica é diferente de usar manipulação, coação ou persuasão; cada estratégia  melhor se aplica a contextos distintos e visa a finalidades específicas.

Abaixo veja uma entrevista do Empreendedor e Humorista Murilo Gun, sendo entrevistado como um estagiário!

Então é isso caro leitor, gostaram das dicas? comentem e compartilhem a postagem no Facebook e Blog, afinal é sempre bom disseminar o conhecimento certo?

Um grande abraço e até a próxima!

2 pensamentos em “PRIMEIRO EMPREGO: Conheça 5 testes de seleção e destaque-se nas entrevistas!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *