POSTAGEM ESPECIAL: Confira o que aconteceu no RoadSec Fortaleza

Olá caro leitor, tudo bem com você?

Você compareceu ao maior evento de Hacking, Segurança e tecnologia do Brasil do Continente?

Pois bem… Eu estive lá, e quero compartilhar com vocês um pouco dessa fantástica experiencia!

Para quem ainda não conhece esse evento, O RoadSec é um roadshow itinerante que leva um dia inteiro de atividades e conteúdo sobre Hacking, segurança da informação e tecnologia por todo o país! Com 4 anos de estrada, já foram mais de 30 edições, tanto para estudantes quanto para hackers, especialistas, profissionais, técnicos, gerentes e curiosos da área. O evento viaja por capitais levando palestras, cursos, oficinas e também campeonatos.

Você sabia que o maior evento de Hacking do continente acontece justamente no RoadSec?

Então… tive o imenso prazer de presenciar grandes talentos da área de TI, além da importância da área de Segurança da Informação para as pessoas e empresas!

Você deve estar se perguntando o porque de estar falando sobre tal assunto… Saiba caro leitor que a área de tecnologia da informação está altamente interligada em diversas vertentes e sempre será interessante para você – Futuro profissional de manutenção de PC´s aprender um pouco sobre cada área certo?

Aconteceram diversas palestras e oficinas interessantíssimas, porém, abordarei algumas que realmente chamaram a minha atenção e que acredito que vá agregar valor ao você profissional do ramo de manutenção de PC´s

Abaixo, listarei algumas…

    • [IN]SEGURANÇA – FALHAS SIMPLES E GRANDE IMPACTO Daybson Bruno (Desec Security)
    • A vida sem senhasSaulo Hachem (Morphus)
    • Vazamentos de dados pessoais – A mulher como alvo – Geyssa (Byte Girl). e Adriana (Perita Forense Computacional)
    • HackFlag Competição de Hacking.
    • Espaços e oficinas de interação

Bom… Sem mais delongas vamos falar um pouco sobre cada um desses tópicos, garanto que será de grande proveito para você que quer conhecer um pouco mais sobre a área de Tecnologia da Informação!

[IN]SEGURANÇA – FALHAS SIMPLES E GRANDE IMPACTO

IMG_20160430_110152689

Palestra muito interessante ministrada pelo ilustre Daybson Bruno, Profissional de Segurança da Informação, atuou como Pentester na Desec Security, participando em vários projetos envolvendo Pentest em infra, aplicações web, etc.

Para começar, temos a palavra: Pentester... Até então eu não tinha conhecimento dessa profissão, mas acho que vale a pena que vocês confiram a respeito: Pentest é derivação regressiva de Penetration Test, traduzindo para o português, Teste de Penetração, sim, eu sei, submete a pensamentos sórdidos, mas este é o processo que permite melhorar a segurança contra ataques de pessoas mal intencionadas.

A palestra abordou um tema muito interessante que é justamente as falhas mais simples que podem vir a causar um grande impacto, seja em sua casa ou empresa, onde demonstrou facilmente que a utilização da ferramenta de pesquisa do Google da maneira “certa” pode fornecer informações importantes, além também da utilização mal intencionada da engenharia social, uma simples metodologia que faz com que você colete informações dos usuários de maneira que eles forneçam inconscientemente.

Veja o abaixo um vídeo sobre engenharia social e entenda melhor o processo!

A vida sem senhas

IMG_20160430_115203950
Palestra ministrada pelo Saulo Hachem – Bicampeão da Hacking Flag (2014 e 2015) e Analista de uma conceituada empresa de segurança da informação chamada Morphus – Nessa edição ele discursou sobre um tema que poderá mudar a vida de todas as pessoas. A utilização de variados padrões para que ocorra a extinção da senha padrão, e não para por ai…. Ele mostrou ao vivo como burlar certos sistemas que possuem requerimento de senhas digitadas! Ou seja, será que dessa forma você realmente está seguro?

Diversas opções foram analisadas: Padrões, Token, Biometria, Iris e até mesmo análise craniana acreditem!

Todas, facilmente puderam ser burladas, chegamos a conclusão que o padrão de senhas terá que ser um conjunto de procedimentos que nos tornem únicos, porém ainda inexistente…

Vazamento de dados pessoais – A mulher como alvo

PhotoGrid_1462059338290
Você já ouviu falar de Computação Forense?

Pois bem, quem ministrou essa palestra não foi ninguém menos que a Dra. Adriana Ramalho – Perita Forense Computacional da Associação dos Peritos de Computação Forense do CE – onde, ela demonstrou que a área apesar de pouco conhecida no Ceará, ao decorrer dos anos terá muito espaço, devido ao crescimento dos cyber-crimes na Região metropolitana!

Inclusive foram mencionados diversos casos que com a ajuda da Pericia Computacional forense, tiveram sucesso em tempo recorde e reviravoltas como o caso abaixo:

Relembre o caso do Militar que foi acusado de ter envenenado a mulher e o filho no CE.

Ela também abordou a importância Art. 5º – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade – Para o profissional do ramo de TI que deseja seguir a vida em concursos.


HackaFlag RoadSec

ASD
Enfim chegamos ao maior evento de Hacker do continente!

Sim caro leitores, essas pessoas acima não estão apenas olhando o Facebook, nesse exato momento da foto, estava sendo informado o regulamento do HackAFlag!

E acredite, entre esse regulamento há frases bizarras como:

“Você não pode invadir o roteador para cortar a conexão de todos”

“Você não pode invadir o computador de um competidor à fim de prejudica-lo”

“É terminantemente proibido o corte de energia do local por meio de Hacking”

Conseguem imaginar o nível dos competidores agora?

Pois bem, o Hack A Flag tem como objetivo estimular o competidor a seguir uma série de 11 desafios que envolvem habilidades de Redes, Estruturas de algorítimos , Criptografia, Conhecimento em sistemas operacionais entre outros à fim que durante o trajeto árduo, saia um vencedor, que ganhará uma viagem com tudo pago para participar do RoadSec São Paulo e ainda poderá participar do Hack A Flag local contra todos os campeões!

Evento sensacional, não só demonstrou a capacidade dos nossos Hackers Brasileiros, como também demonstrou de diversas maneiras como somos “inocentes” e “indefesos” na utilização da internet do dia-a-dia.

Espaços e oficinas de interação

PhotoGrid_1462056669897
Por fim, mas não menos importante, aconteceram as oficinas!

Onde pude realizar o teste de diversos equipamentos como o Oculos Rift, Drones, campeonatos de Lock Picking (Nome bonito para campeonato de abrir cadeado…), montagem de arte 8 bits com miçangas, impressões em 3D e muito mais!

Sem dúvidas o evento foi uma imersão no mundo digital e uma chance de ver que o mercado Brasileiro de profissionais de TI está cheio de pessoas inovadoras e preparadas.

Porque não ser uma dessas pessoas inovadoras?

Você sabia que a maioria delas começou tentando resolver um “simples” problema no computador?

Então comece agora mesmo… Busque o conhecimento caro leitor, depois aprenda e aplique. Desse jeito não esperamos de você menos do que ser um Grande profissional do ramo de Tecnologia!

Então é isso galera, que venha o RoadSec 2017! Realmente espero que vocês participem dos próximos, curtam e compartilhem a nossa página no Facebook e Blog, afinal é sempre bom disseminar conhecimento certo?

Um grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *