5 problemas de Hardware que fazem o seu PC reiniciar

Olá caro leitor tudo bem com você?

Digamos que você esteja utilizando o computador tranquilamente quando de repente… ELE REINICIA!!!

Você simplesmente perdeu tudo aquilo que você não salvou, causando um grande transtorno.

Hoje darei a você – Futuro profissional de manutenção de PC´s – algumas dicas relacionadas a esse infeliz incidente. Abaixo listaremos as causas mais comuns relacionado a Hardware!

O que é Hardware e Software?

Como bons profissionais, CLARAMENTE NÃO EXPLICAREMOS AO USUÁRIOS que o Hardware você chuta e o Software você xinga… Sem mais delongas vamos à uma breve analogia.

Podemos relacionar o Hardware ao nosso corpo, ou seja, a parte física que realizamos funções que interagem diretamente com ambiente externo, enquanto o Software, podemos relacionar a nossa mente que processa os mais variados tipos de ações e as transformam em atividades lógicas.

De maneira técnica podemos definir que o Hardware é a parte física integrada por placas de vídeo, memórias, processadores, chips e tudo mais que o usuário pode tocar. Podemos chamar de corpo da máquina, e é aplicada tanto para computadores, notebooks, celulares, câmeras, robôs e mais. Enquanto o Software pode ser definido como a parte lógica do computador, composta por elementos que não são palpáveis. Ele é formulado por meio de códigos e combinações para funcionar da maneira ideal. Então, os sistemas operacionais, como Windows, Mac OS, Android, iOS são softwares, cada um formulado à sua maneira.
Agora que temos uma definição entre esse dois conceitos vamos ao principal assunto! O real motivo de estar realizando essa postagem, darei algumas dicas definitivas que facilitarão a manutenção de PC´s, caso ele reinicie sem motivos aparentes…

Os motivos listados por componentes

Processador

Esse é um dos incidentes mais comuns, o processador normalmente esquenta bastante devido ao seu alto desempenho de processamento.
Para que a utilização dele seja perfeita é necessário que ele seja resfriado! Caso o contrário o PC possivelmente reiniciará com intuito de evitar que o calor “queime” o processador.

Solução: Verifique se o Cooler está ventilando de forma correta, é extremamente aconselhável que, mensalmente você procure realizar uma limpeza no Cooler e Dissipador, após esse procedimento realize a aplicação de pasta térmica no processador.

Memória RAM

Sem esse componente, você não conseguirá nem iniciar o computador! Ele é responsável pelo armazenamento temporário de dados, otimizando a taxa de transferência de dados, é comum que com o decorrer do tempo a Memória RAM sofra com sujeira, umidade e oxidação, isso faz com que o computador fique extremamente devagar e possivelmente aparecerá a tão conhecida TELA AZUL.

Solução: Procure realizar a limpeza da Memória RAM com uma borracha branca, verifique sempre se não ficou nenhum resquício do material da borracha antes de inseri-lo ao Slot, utilize álcool isopropílico para realizar uma boa limpeza do slot, isso facilitará o contato entre a Placa mãe e a Memória RAM.

Placa de vídeo

A placa de vídeo pode se tornar um tanto problemática se não a sua manutenção preventiva não for adequada, quando falamos em placa de vídeo pensamos diretamente em alto desempenho gráfico, ou seja… GRANDE PROCESSAMENTO! Por isso que devemos sempre nos preocupar com o processo de resfriamento do componente.

Solução: Procure realizar uma limpeza do cooler da placa de vídeo, utilize o álcool isopropílico para limpar o Slot e realize uma limpeza com borracha branca no contato da placa.

Disco rígido

Este é um dos únicos componentes mecânicos do PC, o uso constante de tal equipamento pode causar o conhecido BAD BLOCK físico, este tipo de problema impossibilita a utilização do HD com o passar do tempo e consequentemente o PC.

Solução: Quando um Disco rígido está com incontáveis Bad blocks infelizmente a única solução viável é a troca do componente.

Fonte de alimentação

A fonte de alimentação é basicamente o componente que transforma a tensão alternada em corrente continua para os componentes dos PC´s. Infelizmente é algo extremamente negligenciado pelo usuários. Pode parecer estranho, porém travamentos no PC podem estar diretamente a falta de tensão que a fonte está passando para uma placa ou disco.

Solução: Primeiramente realize uma analise de maneira detalhada com um multímetro para constatar se a fonte de alimentação está de fato, defeituosa. Para realizar a manutenção de uma fonte de alimentação é necessário conhecimentos avançados em eletrônica, caso o contrário aconselho a compra de uma fonte nova e de qualidade!

Confira também: 7 Programas úteis para um profissional de manutenção de PC´s

Então é isso galera, não deixem de curtir e compartilhar as novidades do nosso Facebook e Blog, afinal, é sempre bom expandir o conhecimento certo?

Um grande abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *