7 dicas para otimizar o seu networking

Olá caro leitor,

Como está o seu Networking atualmente?

Se você chegou a essa postagem, não tenho dúvidas que seu objetivo é melhorar certo?

Pois bem… O Networking  é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Inevitavelmente é uma palavra ligada diretamente ao contexto empresarial, com objetivo de crescimento profissional!

REGRA BÁSICA DE UM BOM NETWORKING: Deve sempre existir um sentido de reciprocidade! O benefício deve ser mútuo, afinal mesmo que uma pessoa seja mais experiente, ela sempre pode aprender alguma coisa com outra.

Imagine você, durante muito tempo trabalhando no ramo de TI, quando de repente…

VOCÊ PERDEU O EMPREGO!

Você terá que recomeçar toda a sua trajetória com base em entrevistas e distribuição de curriculum´s

mas…

E se você tivesse um ciclo social na área, com certeza seria mais fácil certo? Conforme explicado acima, a regra básica de um bom networking sem dúvidas é a reciprocidade. Então, se você foi útil de alguma maneira na vida profissional de uma pessoa, sem dúvidas você será lembrado. Com certeza isso influenciará bastante no QI ↔ Quem indica.

Sem mais delongas… Darei 7 dicas que ajudarão bastante no seu caminho para evolução do seu ciclo social profissional!

1.Crie uma conta em uma rede social profissional


Basicamente o LinkedIn nasceu com um foco principal… O NETWORKING! Ele serve como um grande congresso onde, você futuro profissional de manutenção de PC´s pode conhecer outras pessoas com o mesmo interesse. Gerando assim, uma onda de compartilhamento de conhecimentos! Aconselho bastante que você realize o cadastro no LinkedIn pois a integração com o mercado especifico ao seu ramo se torna algo menos abstrato.

Realize o cadastro diretamente aqui: Clique aqui para cadastrar no LinkedIn

2.Tenha coragem

Tenha coragem para contatar aquela pessoa que você não conhece, lembre-se dessa frase: “O NÃO você já possui, então porque não tentar conquistar o SIM?”

A prática em relacionar-se com as pessoas faz com que você vá perdendo o medo com o tempo, o que antes faria você “tremer” ao apresentar-se, com o passar do tempo fará você sentir prazer em poder falar com outras pessoas com os mais variados tipos de pensamentos.

3.Mantenha-se sempre aberto a novos contatos

Não feche-se em seu pequeno grupo de Networking! Procure sempre prosperar o seu ciclo, apresente outras pessoas para os seus contatos e logo você será apresentado para os demais. É assim que funciona uma verdadeira rede social! Afinal seria estranho se as pessoas se isolassem após conseguirem o primeiro contato certo?

4.Estabeleça um assunto em comum com o outro contato

Nada melhor do que aquela pessoa com quem você está conversando entender exatamente o que você está falando e fazer questão de debater a respeito certo? Pode parecer interesse (No fundo tem um pouco tem interesse entre as partes) mas, procure estudar o seu “alvo”, saiba o que o atrai, o que ele detesta e suas reais intenções. Sem dúvidas isso é estar um passo a frente dos seus concorrentes!

5.Partilhe ideias e convide o interlocutor para opinar sobre elas

Se você está disposto a realizar um bom Networking, você deve desenvolver uma virtude: A capacidade de aceitar criticas e elogios! Por isso, apresente a sua ideia de maneira humilde mas ao mesmo tempo inovadora, saiba que independente do que um determinado publico acha, o importante é compartilhar sua opinião e fazer com que o interlocutor opine!

6.Compreenda que cada pessoa tem a sua maneira de pensar, agir e falar.

Compreenda que SEMPRE haverá aquele profissional que é contra alguma ideal seu, por isso desenvolva não só os requisitos já mencionados acima (capacidade de receber criticas e elogios) como também você deve abrir a sua mente à novos pontos de vistas, essa dica não vale apenas para os negócios. VALE PARA A VIDA!

7.Tenha em mente quais são as suas habilidades e competências

Conforme explicado na postagem sobre 5 dicas que farão o seu curriculum mais atrativono passo 4. Se você tiver conhecimento sobre o produto e utilizar as técnicas adequadas para apresentação, sem duvida você cativará o possível contato social! Por isso, nada melhor que aperfeiçoa-se para atingir o seu objetivo.

Então é isso galera, gostaram da postagem? Continuem acompanhando nosso blog e nossa página no Facebook! Afinal e sempre bom expandir os conhecimentos né?

Um grande abraço e até a próxima!