5 dicas imbatíveis para deixar seu computador mais seguro

Olá caro leitor, tudo bom com você?

Com certeza você já deve ter tido o seu PC infectado certo?

Se você tivesse conhecimento sobre como não ser infectado, com certeza seria um diferencial para o seu PC né?

Então… Hoje darei algumas dicas sobre Segurança da Informação para você futuro profissional de manutenção de PC´s!

Mas antes vamos entender um pouco sobre o conceito de S.I (Segurança da Informação).

O que é Segurança da Informação?

A maioria das definições de Segurança da Informação podem ser sumarizada como a proteção contra o uso ou acesso não-autorizado à informação, bem como a proteção contra a negação do serviço a usuários autorizados, enquanto a integridade e a confidencialidade dessa informação são preservadas. A Segurança da Informação não está confinada a sistemas de computação, nem à informação em formato eletrônico. Ela se aplica a todos os aspectos de proteção da informação ou dados, em qualquer forma. O nível de proteção deve, em qualquer situação, corresponder ao valor dessa informação e aos prejuízos que poderiam decorrer do uso impróprio da mesma. É importante lembrar que a Segurança da Informação também cobre toda a infraestrutura que permite o seu uso, como processos, sistemas, serviços, tecnologias, e outros.

A seguir daremos algumas dicas simples e úteis sobre, como deixar seu computador mais seguro!

SEMPRE escolha senhas fortes

Sempre utilize senhas com mais de 8 caracteres, que contenham ao menos os seguintes requisitos:

1. Letras
2. Números
3. Caracteres especiais.

Procure não utilizar datas comemorativas pessoais ou o seu nome. Também, NUNCA cadastre uma mesma senha para todas as suas contas, garanto que com esses procedimentos você – futuro profissional de manutenção de PC´s – conseguirá deixar suas informações mais seguras, dificultando os Cyber-ataques.

Procure guardar um backup em um driver externo confiável

São inúmeros os casos de computadores infectados por vírus, que incapacitam o uso do computador ou até mesmo sequestram os seus dados, por isso é sempre bom guardar suas informações em mais de um dispositivo. Além de que, possuir um backup guardado externamente previne a perda de dados por problemas técnicos no disco rígido.

Utilize um bom antivírus e o mantenha atualizado

Um ótimo antivírus somado a configuração correta do firewall do seu PC pode livrar você dos piores momentos possíveis. Por isso, as vezes vale a pena investir em um antivírus confiável e compatível com as suas necessidades, facilitando assim , o uso seguro do usuário final.

Somente acesse sites confiáveis

Com certeza não é uma tarefa fácil identificar se os sites que você acessa de fato são seguros, mas eis que temos algumas dicas. Procure sempre verificar se algum conhecido seu já acessou o site e o que ele achou, desconfie caso o site esteja oferecendo muitas vantagens, afinal “Quando a esmola é grande, desconfie” e por fim procure sempre utilizar sites que possuem o prefixo “https://” Essas letras significam que a conexão está devidamente criptografada com o protocolo de segurança.

Filtre corretamente seus emails

Por fim, assim como descrito acima, desconfie quando a oferta for grande ou vier de alguém que você não conhece. Atualmente, são inúmeras a quantidade de SPAM presente nos emails, procure sempre marcar as mensagens que você considera duvidosas como lixo, isso facilitará o seu filtro de e-mail.

Então é isso galera, com essas dicas, SEM DÚVIDAS o seu computador estará mais seguro. Essas boas práticas podem também ser repassadas para colegas e clientes como consultoria e com certeza agregará valor ao seu serviço!

CONFIRA AQUI: Alguns programas que podem afetar o desempenho do seu PC

Não deixem de curtir e compartilhar a nossa página no Facebook, afinal é sempre bom compartilhar conhecimento certo?

Um grande abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *