5 comandos de rede úteis para um Profissional de manutenção de PC´s

Olá caro leitor, tudo bem?

Hoje ensinarei a você – futuro profissional de manutenção de PC´s – alguns comandos de extrema importância para orient-los em problemas de conexão de rede.

Hoje em dia com o aumento da infraestrutura de rede em residências e empresas, a conexão deixou de ser utilizada apenas por um único ponto de rede com modem, e passou a ter auxilio de roteadores, hubs e até mesmo switches.

Por esse motivo, será interessante o conhecimento desses comandos de redes!

primeiramente aprenderemos um comando básico: COMO EXECUTAR O PROMPT DE COMANDO.

Passo 1: Pressione a tecla Windows + R

Passo 2: Aparecerá a janela de executar, digite o comando: CMD

5

Em seguida aparecerá o tão conhecido prompt de comando, lá você poderá executar os mais variados tipos de comandos!

Prompt Baú da TI

Agora que aprendemos como abrir o prompt de comando, VAMOS AOS COMANDOS DE REDES, prometo que será de fácil entendimento, afinal seguiremos nosso padrão #APRENDAEAPLIQUE!

IPCONFIG

ipconfig
O comando IPCONFIG tem como objetivo identificar o endereço de IP (protocolo da internet que identifica, localiza e estabelece conexão entre computadores ligados à Internet) de cada estação na rede.

HOSTNAME

hostname
Hostname
é nome que é dado ao computador, ele serve para que possamos identificar uma maquina na rede, com mais facilidade que um numero de IP!, da mesma maneira que dois corpos não podem coexistir no mesmo espaço, duas maquinas não podem possuir nomes iguais na mesma rede.

PING

ping
O Ping (Packet Internet Network Grouper algo como Procurador de Pacotes da Internet) é um comando que serve para testar a conectividade entre equipamentos de uma rede. Ele basicamente envia dados para esses aparelhos e fica aguardando as respostas. Se o equipamento responder, significa que está ativo

TRACERT

tracert
TRACERT
(Trace Route), um utilitário de linha de comando que pode ser usado para rastrear o caminho que um pacote IP (Internet Protocol) faz até o seu destino.

ARP

Arp-a
Address Resolution Protocol ou ARP é um protocolo usado para encontrar um endereço da camada de ligação de dados (Ethernet, por exemplo) a partir do endereço da camada de rede (como um endereço IP).

Esses são apenas alguns comandos que serão úteis, mas não para por ai, há uma infinidade de comandos de redes que podem ajuda-los, estudem bastante os comandos presentes nos prompts de comando, pois dessa forma você fará o serviço da forma mais otimizada possível!

Confira também: Como configurar uma rede Wi-Fi

Gostaram da postagem? Então curtam e compartilhem a nossa página no Facebook! Afinal é sempre bom disseminar conhecimento.

Um grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *