5 dicas que farão seu curriculum ficar mais atrativo!

Olá caro leitor,

Você mantém atualizado o seu Curriculum?

O seu Curriculum é eficaz ao olhos do entrevistador?

Pois bem… Essas perguntas são essenciais quando o assunto é, inserir o profissional no mercado de trabalho, portanto, daremos algumas dicas para que você seja o profissional que o empregador necessita!

Mas antes…

Entenda o que é um Curriculum!

Podemos definir um Curriculum Vitae como um resumo de sua trajetória profissional, desde as suas informações mais básicas como: Nome, CPF e endereço até os cursos que moldaram o seu perfil profissional. Ele tem como principal objetivo informar ao empregador as suas competências profissionais e pessoais, facilitando assim a contratação do funcionário.

Então, Sem mais delongas, vamos à algumas características tanto comportamentais quanto profissionais que agregarão no seu perfil profissional..

1. Não seja pego na mentira!

Nunca, EU DISSE NUNCA, cometa essa gafe em seu curriculum!

Lembre-se, o avaliador é uma pessoa treinada para observar AO MÁXIMO o seu comportamento, seja no jeito de apresentar o seu curriculum ou em qual cadeira sentar-se, por isso se você estiver mentindo… Você passará por uma dessas duas situações:

1. Você será desmascarado em algum momento pelo entrevistador, por contradição.

2. Você será desmascarado na hora de aplicar suas técnicas na empresa.

Nesses dois casos, você queimará a sua chance não só na empresa, como também no mercado profissional.

2. Seja simples e objetivo

Não há nada mais satisfatório para um avaliador de curriculum do que encontrar a informação certa posicionada na ordem correta!

Isso mesmo! Pode parecer algo estranho, porém se você parar pra pensar…

O avaliador terá dezenas de informações para processar, são inúmeros os curriculum de pessoas despreparadas, com informações imprecisas e controversas. E lá no meio está quem?

O seu curriculum com as informações verdadeiras, simples e objetivas. isso com certeza contará como vantagem no momento de análise.

3. Saiba quais as palavras certas para cada competência que você possui

Há claras diferenças entre as seguintes palavras:

Desejável: Essa descrição o torna um destaque em meio aos outros caso você tenha a competência, lembre-se da dica 1, NÃO MINTA sobre a competência se você não tiver!

Noções: Essa descrição é muito utilizada em vagas voltadas para estágios, o qual o futuro profissional ainda não possui habilidades concretas, porém tem a noção do uso de certas ferramentas.

Conhecimento: Essa descrição é útil para quem demonstra ter um bom conhecimento teórico sobre a ferramenta a ser utilizada.

Experiência: Por fim, essa informação declara que você não só é conhecedor das atividades teóricas da ferramenta como também é praticante!

Podem parecer palavras simples, mas essas diferenças farão com que você filtre melhor as vagas e também passe a escolher as palavras certas para agregar em seu curriculum.

4. Domine o seu curriculum

Pois é caro leitor, não basta fazer um bom curriculum. VOCÊ DEVE ESTUDAR BASTANTE a forma de apresenta-lo, afinal a entrevista de certa forma é uma venda de serviços e nesse caso o principal produto é você! A insegurança em passar informações das quais você mesmo gerou, faz com que você perca a credibilidade diante do entrevistador. Portanto, aprenda ao máximo sobre o seu perfil profissional!

5. Utilize a linguagem correspondente a empresa que você pretende entrar

O uso correto da linguagem de TI vai além de uma boa gramática, vale lembrar que o curriculum não passará apenas pelo RH, após o decorrer do processo o mesmo provavelmente será encaminhado para uma área com maior conhecimento técnico, portanto, tenha propriedade sobre o que você estiver registrando no curriculum senão o “tiro pode sair pela culatra”

Confira também: Como convencer as pessoas definitivamente.

Então é isso caro leitor, não deixe de curtir e compartilhar nossa página no Facebook, afinal é sempre bom disseminar conhecimento certo?

Um grande abraço e até a próxima!

Murilo Muinhos

Murilo Muinhos, entusiasta da área de TI, trabalha há 4 anos na área de Service Desk, Certificado em ITIL v3 Foundation, empreendedor, estudante de engenharia da computação e redes

Website: http://www.baudati.com.br

2 Comentários

  1. Olá, tudo bom?

    Curti muito esse blog.

    Beijos!

    Cláudia do Intelimax IQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *