O que você deve saber antes de comprar um Roteador WI-FI?

Olá caro leitor, tudo bem com você?

O seu roteador tem as configurações certas para você?

Pois bem meu caro, são inúmeras as dúvidas que pairam quando o assunto é comprar um equipamento de rede capaz de transmitir sinais de radiofrequência pela sua casa.

O FAMOSO ROTEADOR WI-FI.

Portanto darei algumas dicas importantíssimas para que você avalie o produto na hora da compra!

Sempre procure pesquisar bastante a respeito do melhor modelo para as suas necessidades.
Não espere que um roteador de marca duvidosa, comprado em uma MEGA OFERTA, possa vir a ser a melhor opção! Às vezes é necessário investir um pouco mais em um produto que fará sua conexão muito melhor!

Você deve estar ciente sobre os 3 requisitos na hora de adquirir o produto:

Velocidade de transferência de dados

Muitos roteadores básicos são vendidos com a velocidade de 150 MBps, outros com um valor levemente mais elevado são vendidos com a velocidade de 300 MBps.

Mas afinal, o que é isso?

Esta medida determina a velocidade de transferência de dados que o roteador alcança.
Para sabermos qual o melhor produto de acordo com a nossa necessidade devemos realizar o seguinte calculo:

Divida o alcance do roteador por 8 MBps, se o numero da divisão for maior que a sua banda de internet então você pode adquirir o produto.

Exemplo: 150 MBps Dividido por 8 MB = 18,75 MBps.
Então… se você possui uma conexão de 10 MBps é interessante utilizar o roteador de 150 MBps , agora se você possui uma conexão de 20 MBps já não é tão atrativo a utilização de um roteador de 150 MBps.

Aprendendo a escolher a antena certa

Ao pesquisar sobre as antenas você encontrará a seguinte sigla “dBi”, essa medida é responsável pelo ganho da antena, basicamente quanto maior o valor da medida maior será a potencia e alcance do sinal do roteador e menor será o alcance angular – O que torna mais complicado o uso da conexão nos demais andares de uma residência – por isso devemos realmente avaliar se é necessário a troca da antena do roteador WI-FI.

Frequências disponíveis em um roteador

Devemos saber bem a definição dessas duas frequências (2.4 gHz e 5 gHz) pois devemos analisar a melhor opção tanto na hora da compra do roteador quanto na hora de sua configuração de rede. Abaixo temos as seguintes características das frequências disponíveis:

2.4 gHz: é a frequência mais utilizada e consegue ultrapassar áreas mais espessas como paredes, porém por ser a mais utilizada , pode vir a sofrer mais interferência de equipamentos eletrônicos como telefones, micro ondas e babás eletrônicas.

5.0 gHz: Este tipo de frequência, utilizado em pouquíssimos equipamentos por enquanto,  é relativamente novo comparado ao 2.4 gHz, ainda há incompatibilidades em relação a muitos equipamentos, a sua intensidade no local é muito melhor, porém ele perde quando o requisito é transcender paredes, pois seu alcance torna-se menor.

De maneira resumida podemos dizer que: Quanto mais alta a frequência do sinal transmitido, mais forte ele vai ser, contudo, menor será o seu alcance.

Confira também: Como configurar um roteador Wireless!

 

Conclusão

Conhecendo esses requisitos, você saberá analisar qual a melhor opção para o cliente, isso não só facilitará o seu trabalho, como também fará você ser preciso na resolução do incidente, o que lhe dará um perfil mais profissional!

Então é isso, não deixem de curtir e compartilhar a nossa página do Facebook, afinal é sempre bom disseminar conhecimento certo?

Um grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *