Qual é a melhor versão do Windows para o seu computador?

Olá caro leitor,

Quantas vezes você já deve ter se deparado com as várias versões do Windows?

Para você Home Basic, Home premium, Starter, Professional, Ultimate e Enterprise é a mesma coisa?
Se a resposta for sim… VOCÊ ESTÁ ERRADO!

Mas para sua felicidade caro leitor, nós explicaremos de maneira SIMPLES e DETALHADA o objetivo de cada uma dessas versões.

Porque existem tantas versões?

Basicamente a Microsoft, criou as versões com um simples objetivo. Vender ao cliente a versão mais útil de acordo com sua necessidades, tendo assim versões voltadas para empresas, usuários residenciais e profissionais avançados na área de suporte.

Apesar de parecer complicado realizar a análise de cada um antes da formatação, você – FUTURO PROFISSIONAL DE MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES – verá que as definições são mais simples que você imagina… Saiba que, comprovadamente quando o sistema é o necessário para o usuário, significa que ele trabalhará da maneira mais otimizada possível!

Você não entregaria um computador com processador Intel I7 Extreme, 16GB RAM e 2TB de HD para alguém que utiliza o mesmo apenas para digitação no editor de texto e consultas básicas certo?

Dessa forma, devemos analisar sempre o tipo de Windows que melhor atenderá os requisitos do cliente, por isso, vamos às seguintes características de cada versão.


PARA ISSO UTILIZAREMOS COMO EXEMPLO O WINDOWS 7

Windows 7 Starter Edition

O Windows 7 Starter Edition é a versão mais simples do mercado, ela apresenta grande limitação quando o assunto é recursos da Microsoft, apesar de ser pouco utilizada no mercado, a versão Starter Edition é interessante para os clientes que desejam iniciar na área de informática.
Se tem algo que você tem que saber como um ótimo profissional de manutenção de computadores orientado pelo Baú da TI é que:

1. Esta versão possui limitação em relação a memória RAM, sendo possível reconhecimento de apenas 2GB RAM.
2. Por causa da limitação acima, não há necessidade de uma versão 64 Bits
3. Não é possível realizar a troca de papel de parede do computador.

Windows 7 Home Basic

O Windows 7 Home Basic por motivos desconhecidos foi distribuído apenas para os países emergentes, como Brasil, China, Colômbia entre outros. Em relação a versão anterior, não houve muita mudança.

Curiosidade: A ativação do Home Basic possui restrição geográfica! Sendo assim, só é possível ativar o mesmo, no território delimitado pela Microsoft.

Essa vertente do Windows evoluiu e passou a aceitar mais de 2GB de RAM e arquitetura  32 e 64 bits, além da inserção dos jogos Microsoft, como Freecel e campo minado! Ainda assim, ele é super indicado para clientes que estão iniciando na área de informática e possuem um Hardware mais avançado.

Windows 7 Home Premium


O Windows 7 Home Premium, pode ser considerado a versão final para utilização residencial, conforme dito, desde a versão anterior tem sido possível realizar a instalação de sistema com arquitetura x86 e x64, além disso, algumas atualizações foram feitas para que o cliente possa melhor utilizá-lo, como:

1. Tema Aero
2. Windows Media Center
3.
Suporte a utilização Touchscreen

Super indicado para clientes que já possuem certa experiência com informática e que desejam um Windows com custo beneficio bom.

Windows 7 Professional

O Windows 7 Professional tem como seu principal público, clientes avançados e pequenas empresas.
Além das vantagens anteriores das outras versões, possui também a função de encriptação de arquivos, compatibilidade com versões anteriores (como o Windows XP) e como PRINCIPAL característica de um sistema operacional empresarial: O Windows 7 Professional possui a capacidade de ingressar em domínios de redes.

Windows 7 Enterprise

Esta versão NÃO É ENCONTRADA nas prateleiras comerciais, ela tem um uso voltado especificamente para empresas de médio e grande porte, sua aquisição requer assinatura de contrato com a Microsoft.

A versão Enterprise demonstra-se diferenciada devido ao seu alto padrão de segurança que com o seu sistema de criptografia de arquivos que assegura informações empresariais com maior facilidade.

Não podemos esquecer dos pequenos detalhes: O ambiente do Windows 7 Enterprise é mais fluido devido à melhoria gráfica que foi implementada na versão.

Windows 7 Ultimate

Por fim, a versão mais aperfeiçoada do Windows 8. Ele combina nada mais nada menos que a velocidade e facilidade do uso do Home Basic integrado ao desempenho empresarial do Enterprise.

Essa versão trabalha com diversos idiomas e uma aplicação do sistema chamada: BitLocker To Go, que tem como objetivo criptografia de dispositivos de armazenamento móveis!

Essa versão requer um Hardware otimizado, muito indicado para clientes que querem desempenho e qualidade integrados em apenas um dispositivo!

Abaixo você verá uma tabela comparativa, ela sem duvida ajudará bastante na hora de avaliar o tipo de sistema operacional que precisará ser instalado.

Confira a tabela comparativa de versões do Windows 7

Então é isso galera, sempre tenham em mente que tipo de versão utilizar antes de instalar o sistema operacional na máquina de um cliente. Isso fará total diferença no custo beneficio e fará de você um profissional que demonstra conhecimento avançado quando o assunto é requisitos de sistemas operacionais!

Não deixem de curtir e compartilhar a nossa página no Facebook, é sempre bom disseminar conhecimento!

Um grande abraço e até a próxima postagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *