Como fazer listas de tarefas para o sucesso?

Olá amigo leitor, tudo OK?!!! Espero que sim.

Nesse artigo, falarei com você sobre um assunto que nos vem à tona sempre que tratamos da organização do tempo: As famosas listas de tarefas.

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São válidas todas as técnicas que a literatura nos dá, mas como nossa ideia é sempre passar algo rápido e prático, falaremos aqui sobre a nossa proposta de lista de tarefas para o sucesso.

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De forma amadora, quando iniciamos qualquer processo de organização do tempo, o básico é que iniciemos por preparar uma lista de tarefas. O problema é que acabamos anotando tudo conforme vamos lembrando.

As nossas vontades, os desejos dos outros, os lembretes impulsivos. Ao final de uns dez minutos, estamos com uma lista enorme de tarefas por fazer. E o que é ainda pior, com o passar do dia vamos acrescentando mais tarefas. Hoje fazemos isso no papel e em diversos aplicativos disponíveis em telefones, tablets e micros.

Até mesmo a técnica do quadrante de organização do tempo, que aprendi na faculdade de Administração de empresas, serve apenas para listar as mesmas tarefas, agora seguindo alguns critérios que te dão a falsa impressão que você está no caminho certo. Na verdade, você continua com a falsa obrigação de resolvê-las todas durante o dia.

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Aprendi em uma palestra com Gary Keller, escritor americano, que essas listas servem apenas como uma coleção das nossas melhores intenções, ao passo que também nos tiranizam com coisas triviais, sem importância, as quais nos sentimos obrigados a cumprir só porque estão na lista.

Na grande maioria das vezes, essas tarefas são tão importantes quanto os vários e-mails de spam que você recebe durante o dia. As grandes tarefas, aquelas realmente importantes, as vezes ou não estão na lista, ou estão misturadas entre as inúmeras anotações que você fez.

Lembre-se que o primeiro item da lista muitas vezes é apenas a primeira coisa que você se lembrou.

Você deve agir de forma diferente e ter olhos para o essencial. Experimente pausar por um tempo suficiente e decidir o que importa de verdade.

O que vale a pena estar na lista?

O que merece estar na lista?

O que está em concordância com sua estratégia?

E com sua visão/missão?

Permita que somente o importante guie seu dia.

Preste bastante atenção nessa informação agora: Pessoas de sucesso decidem executar mais cedo o que realmente tem importância e adiar o que não importa. Muitas vezes excluem ou nem anotam o que não importa.

O restante das pessoas executam o que não tem importância mais cedo e adiam, ou mesmo nem fazem, o que realmente importa, simplesmente pela “obrigação” de eliminar os itens da lista, na ordem como anotaram. Crie o hábito de trabalhar com um alto grau de senso de prioridade.

As listas de tarefas de pessoas comuns são normalmente muito longas e as de pessoas de sucesso são curtas. As primeiras não tem um direcionamento certo, te levam para todos os lados ao longo do dia e você acaba não chegando em lugar algum, muito menos naquele que você queria chegar de verdade. As segundas são específicas, contém somente o que é essencial e te levam ao resultado final desejado.

Veja abaixo o exemplo das duas listas indicadas por Gary Keller:

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Uma lista de tarefas passa a ser uma lista de sucesso quando você compreende que as coisas não tem importâncias iguais. Umas importam mais, bem mais que outras.

Alguns clientes valem mais que outros. Algumas poucas ideias dão mais resultados que a grande maioria. Um pequeno grupo de pessoas é mais criativo que a maioria.

Logo, um pequeno número de tarefas que realmente importam, valem mais do que a maioria das anotações aleatórias e te levam a resultados extraordinários.

É assim que é! Simples assim!

Então é isso amigo leitor.

Um grande abraço e até o próximo artigo.

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