Como montar um laboratório de manutenção de micros em casa?

Caro leitor, tudo OK?

Que tudo esteja bem com você. Seja muito bem-vindo.

Nesse artigo, falarei sobre como montar um pequeno laboratório de manutenção de computadores.

Você que quer usar o conforto de sua casa para oferecer o serviço de montagem e manutenção de PC’S, saiba que esse é um dos negócios que menos exige verba para começar. A medida que for crescendo, você deve adequar o local, ou alugar um espaço para montar uma assistência técnica de computadores mais profissional e legalizada.

Nos dois casos, não é preciso mais que uma sala com refrigeração adequada, balcão para atendimento, bancada de suporte para manutenção e um conjunto de ferramentas específicas que podem ser compradas em qualquer loja de ferramentas. Aqui no blog já passamos pra você uma lista de ferramentas básicas para montagem e manutenção de pc’s.

Ferramentas básicas para montagem e manutenção de micros
Ferramentas básicas para montagem e manutenção de micros

 

labti3

O laboratório de manutenção deverá contemplar uma área mínima de 6m² para garantir um bom espaço de operação dos equipamentos e conforto adequado para você. Precisa ter espaço suficiente também para instalar algumas prateleiras e armários.

Já trabalhei em espaços menores que este e, garanto a você, fica muito complicado em local menor. Se for mais gente, recomendo uma área maior.

Acredito que esta área possa se adequar até para dois técnicos trabalharem ao mesmo tempo. Não esqueça que o espaço deverá ficar protegido de forma adequada contra agentes agressivos externos como lixo, poeira, vazamentos internos de tubulações de água. Veja também se o teto está realmente protegido contra chuva.

Hora de montar a bancada de manutenção, que deve ser adequada ao tamanho da sala. Pra ser sincero, já utilizei até uma porta velha como mesa de trabalho, mas recomendo que você tenha uma bancada de dimensões 0.75 X 2,00m, com uma manta de aterramento pelo menos em metade dela. Isso é muito importante.

labti5

Nessa bancada, o ideal é que você tenha um ou dois no-breaks, para efetuar a instalação das tomadas elétricas em 110V. Muita gente utiliza a própria rede elétrica normal de casa, em 220V, mas ligando os micros em estabilizadores/transformadores de tensão. Para iniciar, isso basta, mas como a tendência é que você cresça, então para o aumento de demanda haverá a necessidade de se preparar uma estrutura mais profissional. Procure a ajuda de um especialista na parte elétrica.

Não esqueça também de ter uma boa conexão de internet, para efetuar pesquisas e testes em componentes de rede.

labti2

Vamos agora para os itens básicos necessários para o funcionamento da oficina. Tenha um multímetro, solda e o ferro de solda profissional para uso básico. Se for trabalhar detalhadamente consertos em eletrônica, não esquece de comprar fusíveis, capacitores, resistores e outros. É interessante ter também um aspirador com duas funções (aspirar e soprar), para limpeza interna de gabinetes. Tenha um soprador térmico para retirada de componentes da placa mãe.

Além da lista de ferramentas básicas para montagem e manutenção de pc’s, você Irá precisar também:

labti6

 – Monitores para a manutenção de equipamentos e testes em placas de vídeo;

 – Memórias reservas para teste (DDR1, DDR2,DDR3);

 – Placas de vídeo para teste;

 – Fontes de alimentação, novas e usadas, para teste e substituição;

 – HD’S reservas (IDE, SATA);

 – Processadores reservas;

 – Placas de rede para testes:

 – Uma ou duas placas mãe em bom estado, para testes em componentes;

Chegamos ao final, caro leitor.

Com os itens citados acima, e o conhecimento técnico básico, já é possível você iniciar sua vida profissional trabalhando de casa, no seu laboratório de manutenção.

Se precisar de mais detalhes, deixe seu comentário abaixo ou mande um e-mail para ribamarporto@baudati.com.br.

Aproveite para curtir nossa página no Facebook clicando aqui.

Um abraço e até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *