Processadores – Pequenos revolucionários

Olá caros leitores!
Hoje falaremos de maneira objetiva e de fácil entendimento a respeito do cérebro do computador. Sim caro leitor, todo computador tem uma “cabeça pensante”, aquela que está no comando de tudo. Hoje falaremos sobre O PROCESSADOR!!!

Abaixo veremos um diálogo que comumente aconteceria entre duas pessoas “leigas” no assunto.

João diz:
– José, acabei de comprar um computador super rápido!
José diz:
– Sério João? E qual a configuração dele?
João diz:
– É um Processador Dual Core , 4 GB de memória RAM e 320GB de HD
José diz:
– E o que esse processador tem que faz desse computador super rápido!?
João diz:
– É… ele…. não sei!

Pois bem, provavelmente nosso pequeno personagem “fictício” João apenas repetiu o que o vendedor disse que o computador apresentava. Para não passarmos pelo mesmo constrangimento é sempre bom entender ao menos de maneira mínima a funcionalidade de um processador. Algumas perguntas podemos responder:

O que é um microprocessador?

Popularmente chamado de processador e também de CPU podemos definir o mesmo como: Circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Apenas TODOS os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nesse componente para executar suas funções. O processador pode ser considerado o cérebro da maquina.

CONFIRA: Lista de processadores e soquetes mais utilizados no dia a dia

Ele é formado basicamente de silício! Mas porque silício?

A principal vantagem da utilização do silício em processadores deve-se ao material ser um semicondutor – basicamente um composto que age no intermédio entre um isolante e um condutor.

Qual a funcionalidade do processador?
Tem como funções a busca e execução de instruções presentes na memória do computador. Os processos executados consistem em operações matemáticas e lógicas, além de operações de pesquisa, leitura e gravação.

Características gerais de um processador:

ULA: sigla para Unidade Lógica Aritmética – Circuito encarregado de realizar as operações matemáticas requisitadas por uma determinada aplicação.

Frequência de Processador (Velocidade,Clock): Ela realiza a definição da capacidade do processador em executar informações simultâneas. Sua medição é feita em Hertz.
Ex: Processador Dual Core 2.2(GigaHertz)

Núcleo (CORE): define a quantidade de núcleos ativos em um processador.
Ex: computador Dual-Core , possui dois núcleos ativos.

Memória Cache: É uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador, que tem como função guardar informações para inicialização de aplicações de forma mais rápida.
CONFIRA: Definição de Memória Cache.

Potencia: Medida em Watts, é a quantia de energia que é consumida por segundo.
Ex: 1W = 1J/S (Joule por segundo).

Caro leitor, você agora poderá distinguir de forma mais precisa as especificações dos processadores. No próximo tópico falaremos mais a respeito da nossa tão conhecida PLACA MÃE. Continue essa trilha e com certeza você se tornará um excelente Analista de suporte técnico!